PARLAMENTO EMERGENTE

15/02/2013 03:15

PARLAMENTO

Rogai por nós ao tentar te compreender

            Roguemos, para que o entusiasmo do parlamento de Sena Madureira, não caia na desgraça de justificativas do tipo: “é bem verdade que  não tivemos um ano de 2013 com  muitos resultados, por inúmeros fatores. Um desses fatores foi nossa inexperiência com os transmites legais da Casa e do Regimento Interno, somado com a falta de interesse da Presidência da Câmara Municipal, por motivos que sinceramente, desconhecemos”.

            Roguemos, para que não caiam no pouco interesse em apresentarem  anteprojetos, requerimentos, indicação e moção aprovados em plenário na instalação da Comissão Permanente de Políticas Públicas voltadas para o desenvolvimento econômico. Pois foi o que mais prometeram, com o argumento de geração de emprego e renda.

            Tomara que 2013, seja um ano produtivo e não tenhamos dúvidas que esse é o sentimento unânime de todos os Parlamentares. Sendo em sua maioria, jovens que se destacaram por levantarem questões e discussões a cerca da inovação, justificando seus pontos de vista e ideal político, nunca perdendo o foco, considerando que o povo de Sena Madureira precisa de paz e dias melhores – suponha-se que não tenham esquecido...

            Espera-se ao menos, que a base de governo – ampla maioria, se comportem como tal, pois o momento inicial de suas funções foi desastroso ao permitir ser percebido a desarticulação dessa força, quando designaram a conotação da seguinte mensagem: “oposição, fiquem a vontade!  Eis uma ordem de serviço contra meu governo!  Por enquanto, quero apenas observar um parlamento sem controle da base governista!!!”.

            É necessário que algum parlamentar convença que em Sena Madureira, há um novo Prefeito e que, tem propostas para melhorar o rendimento dos diversos seres de produção social e econômica. Além disso, é preciso abortar qualquer indício de prejulgamento da ilibação da autoridade máxima do poder executivo.

            Uma base governista deve se converter  aos princípios da participação de governo, levantando sua bandeira com o pensamento de Paulo Freire “Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender”. Portanto, é preciso que se observe uma base governista defendendo de modo brilhante os interesses da municipalidade. Cabe aos representantes da base governista promover defesa ferrenha dos representantes da administração e, com clareza, permitir a discussão política e não a prática da politicagem.

            Enfim, todos os parlamentares devem reconhecer seu importantíssimo papel numa base de governo, sabendo também que são essenciais para o crescimento político de Sena Madureira e têm a noção do tamanho de sua responsabilidade com o projeto da frente popular que foi vitorioso quando mostrou a esperanças e os novos caminhos aos madureirenses. Não podem esquecerem que, Vereador é a pessoa que vereia, ou seja, é o cidadão eleito para cuidar da liberdade, da segurança, da paz e do bem-estar dos cidadãos de seu município.

            A Câmara, no exercício de funções legislativas, participa da elaboração de leis. Tem os seus membros o direito: da iniciativa de projetos de lei, de apresentar emenda a projetos de lei, de aprovar ou rejeitar projetos, de aprovar ou rejeitar veto do prefeito.

            É de competência do parlamento fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo – Prefeito e Secretários Municipais – incluídos os atos da administração indireta. Os parlamentares exercem ainda, função fiscalizadora mediante requerimento de informações sobre a administração, com a criação de Comissões de Inquérito para apuração de fato determinado... Porém, é necessário que tal ato, influencie ao ordenamento de interesse da municipalidade. Assim, “tapar um buraco ali e tirar o lixo de lá”, não é o que se espera de um vereador da base governista. Espera-se que vereadores da base governista tenham habilidades de se aproximarem da comunidade junto às estruturas de secretarias e gerencias para mediar os interesses dos diversos setores sociais e econômicos da municipalidade. Distanciar-se desse propósito é ignorar a força absoluta da Frente popular do potencial relativo que podem exercer.