AVALIAÇÃO DO SEAPE

19/04/2013 12:39

 

 

SEAPE - BUSCA PELA MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SENA MADUREIRA m JOSE PARREIRA COORD. ENS. FU 2 - CONCEIÇÃO COND. E

prof. Maria José Parreira

O sistema de avaliação que permite o diagnóstico no âmbito pedagógico de outras variáveis inerentes à gestão do processo ensino e aprendizagem, por meio de indicadores como gestão escolar, desempenho e perfil de professores, formação pedagógica dos profissionais, planejamento curricular e estrutura física e organizacional da escola, articulado pelo núcleo da SEE, juntos, professores  técnicos e gestores apropriaram-se dos resultados alcançados em Sena Madureira. 

Olhares a ser considerados

As avaliações em larga escala realizadas pelo Sistema de Avaliação da Aprendizagem Escolar (SEAPE), ao oferecer medidas acerca do progresso do sistema de ensino como um todo e, em particular, de cada escola, atendeu nesse momento, a dois propósitos principais: o de prestar contas à sociedade sobre a eficácia dos serviços educacionais oferecidos à população, e o de fornecer subsídios para o planejamento das escolas em suas atividades de gestão e de intervenção pedagógica.

 

Com esse propósito e buscando meios para melhorar a  qualidade da escola a partir da responsabilidade compartilhada pelo processo de ensino, a equipe  técnica da Secretaria de Estado de Educação reuniu, dia 17 de abril de 2013, com as equipes gestoras das escolas da rede estadual de ensino do município de Sena Madureira, Escolas de ensino fundamental Instituto Santa Juliana, Raimundo Magalhães, Fontenelle de Castro, Assis Vasconcelos, Charles Santos, e escola de Ensino Médio Dom Júlio Mattioli e Assis Vasconcelos para entregar os resultados das avaliações realizadas em 2012, de forma individualizada, para análise e discussão de seus avanços, com a finalidade de promover subsídios para suas ações de aprendizagem.

Jossilene D'Ávila

Segundo Jossinele, o SEAPE oferece à escola os subsídios necessários para elaboração de metas coletivas. Pois ao relacionar a descrição das habilidades com o percentual de estudantes em cada padrão, a escola pode elaborar  o seu projeto com propostas mais concisas e eficazes, capazes de trazer modificações substanciais para o aprendizado dos estudantes. Mas, sabe-se que a 85ª posição ocupada pelo Brasil no ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma associação vinculada ao paradoxo de um país rico com sérios problemas no rendimento educacional das instituições de ensino. O mau desempenho na educação é o principal ponto que leva o Brasil a permanecer em uma posição ruim no IDH. Assim, a ação desempenhada pelos dirigentes, enfrentando adversidades econômica e social, percebendo o descompasso de resultados longe do ideal, faz com que os questionamentos sirvam de alerta para o reordenamento de estratégias para melhorar o desempenho das escolas de Ensino Fundamental e Médio, em especial, no município de Sena Madureira.